modernização da escola secundária de mirandela
+
+

O projecto de remodelação e ampliação da Escola Secundaria de Mirandela traduz-se numa leitura atenta de todos os edifícios ­existentes,com o cuidado de que a nova volumetria necessária para cumprir o programa promova um ambiente qualificado e envolvente.Pretende-se que o espaço escolar no seu todo se estabeleça como um elemento difusor de um ambiente de aprendizagem. Propõe-se no seu miolo um novo ‘continuum’ construído– learning street –, que integre fisicamente todas as funções públicas e sociais da escola e garanta as ligações a todos os edifícios existentes de modo facilmente legível e identificável. Esta condição intersticial é contrariada pela grande transparência transversal do edifício laminar, que permite interagir com o exterior verde e construções existentes através de mangas de ligação transversais a várias cotas.

O conceito e as condicionantes do desenvolvimento do projecto conduziram a uma solução com uma forte componente de pré-fabricação em betão nos edifícios de raiz. O sistema construtivo racionaliza e concilia estrutura, infra-estrutura e climatização.

O projecto obedece a um conceito formal de regras simples e prevê um grande pragmatismo na aproximação aos recursos disponíveis no mercado,nomeadamente na utilização das tecnologias nacionais, no uso de materiais e sistemas construtivos que permitam facilidade e rapidez de execução pelo uso de tecnologia estandardizada adaptada às opções formais.

Projecto

2009

Cliente

Parque Escolar EPE

Localização

Mirandela, Portugal

Área

14.814m²

Arquitectos

Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos

Equipa de Projecto

Cristina Maximino, Neuza Talhão, Joana Miguel, Inês Ferreira,Francisco Lencastre, Pedro Costa, Inês Mesquita, Pedro Azevedo, João Fernandes,Tiago Souto e Castro

Estruturas

Hipólito de Sousa – SOPSEC, SA

Instalações Hidráulicas

Diogo Leite – SOPSEC, SA

Instalações Mecânicas e Gás

Raul Bessa – GET, Lda

Instalações e Equipamentos Electricos, Telecomunicações

Fernando Silva – OHM-E, Lda

Acondicionamento Acústico

Filomena Macedo – SOPSEC, SA

Segurança Integrada 

José Manuel Costa – OHM-E, Lda

Paisagismo

Victor Beiramar Diniz – Estudo Prévio, Jorge Maia – Projecto deExecução

Fotografia

Arquivo do Escritório

+content