Image
Top

descrição  description

A arquitectura do Tivoli Jardim, tendo por base um modernismo tardio revela-se no entanto fruto de uma estratificação de intervenções que ao longo do tempo desvirtuaram a sua matriz arquitectónica e identitária. Procurar “esse tempo perdido” não por mera nostalgia mas para dar coerência conceptual, é o princípio base da proposta.
A busca projectual vai no sentido de consolidar a identidade do objecto arquitectónico e de reflectir sobre o significado da imagem da marca Tivoli Jardim através do exercício de corrigir e enfatizar os aspectos positivos da traça original, recorrendo a uma clarificação estrutural e à recuperação de elementos de revestimento que se articulavam de forma equilibrada com o desenho da arquitectura.
A escolha dos materiais, cores e texturas são o fio condutor da elaboração do projecto, para que o resultado final se traduza num despertar dos sentidos a quem frui este hotel.
O redesenho da fachada através da elaboração de uma paleta cromática inspirada em Le Corbusier, sugere factores de individualidade para cada quarto. A fachada reflecte a promessa do seu interior.
Filtros permitem vários layers de privacidade. Filtros capazes de isolar os viajantes não só do ruído e do caos mas também da sensação de estar em trânsito.
Marcada pela presença do Jardim Botânico, a proposta desenvolve uma linguagem que se inspira na Iconografia Selecta da Flora Portuguesa de Gonçalves Sampaio.
Trazer a imagem da natureza para o interior do hotel num gozo intelectual e sensorial que resume a procura da qualidade e inovação do Tivoli Jardim.
Procurar aliar os “needs” e os “wants”, ou seja garantir as necessidades primárias sem descurar as necessidades secundárias tantas vezes intangíveis mas fundamentais, e que no íntimo do cliente / utilizador do espaço lhe conferem o sentido de “qualidade de vida”.

 

 

equipa  team

Projecto

2007

Cliente

Tivoli Hotéls, S.A.

Localização

Lisboa, Portugal

 

Arquitectura de Interiores

Arquitectos

Menos é Mais arquitectos com aNC arquitectos

Equipa de Projecto

Cristina Maximino, Adalgisa Lopes, Ana Matias, Ana Fernandes, António Ferreira, Luís Campos, Mariana Sendas, Marco Capela, Ricardo Cardoso, Óscar Ribas, Diogo Lage

Investigação e Reabilitação Arquitectónica

Gabriella Casella

Investigação Temática Botânica

Luís Guedes de Carvalho

 

Gás, Térmico e Ventilação

Raul Bessa

Project

2007

Client

Tivoli Hotels, S.A.

Location

Lisboa, Portugal

 

Architecture

Architects

Menos é Mais arquitectos com aNC arquitectos

Project Team

Cristina Maximino, Adalgisa Lopes, Ana Matias, Ana Fernandes, António Ferreira, Luís Campos, Mariana Sendas, Marco Capela, Ricardo Cardoso, Óscar Ribas, Diogo Lage

Research and Architectural Rehabilitation

Gabriella Casella

Botanical Research

Luís Guedes de Carvalho

 

Gas and Ventillation Installations

Raul Bessa


.