A Inapal Plásticos, em Palmela, inserida no complexo industrial Autoeuropa, dedica-se à produção de componentes plásticos para a indústria automóvel e é composta por 3 núcleos unificados pelo grande manto metálico que uniformiza um programa com exigências volumétricas diferenciadas: três naves correspondem às diferentes secções de produção (moldação, pintura e módulos), uma área social com dois pisos e um edifício autónomo de apoio.
As regras do projecto fundamentam-se essencialmente na estandardização dimensional (módulo de 7m x 7m), que origina uma planta rectangular com uma relação 2:1; e na adopção de materiais pré-fabricados para que as soluções construtivas sejam o mais possível racionalizadas.
A imagem exterior da unidade industrial é definida pelas fachadas ondulantes revestidas com chapa metálica e uma grande janela de policarbonato que faz a frente do grande contentor, deixando transparecer a vida que nele toma lugar. Pequenas caixas de entrada denunciam a escala gigante do objecto arquitectónico que, no interior, contém um grande pátio / jardim que marca a transição entre a zona fabril e as zonas sociais.
Projecto2004
Construção2004-2006
ClienteInapal Plásticos, SA
LocalizaçãoPalmela, Setúbal, Portugal
Área33.771 m²
ArquitecturaFrancisco Vieira de Campos
Equipa de ProjectoMaria Teresa Penas, Cristina Maximino, Vânia Maia, Odete Pereira, Cláudia Costa, Luís Campos, Pedro Jordão, Ricardo Cardoso
EstruturasJorge Carneiro – AFAssociados, SA
Instalações Hidráulicas e GásJoana Neves Da Silva – AFAssociados, SA
Instalações Eléctricas, Segurança e TelecomunicaçõesFernando Aires, Alexandre Martins – Gpic, Lda
Instalações MecânicasIsabel Sarmento – AFAssociados, SA
Arranjos ExterioresManuel Pedro Melo
Design De ComunicaçãoFrancisco Providência
MobiliárioUniscala, Lda
ConstrutorConsórcio Electrofer, Bosogol, Irmãos Cavaco, SA
FiscalizaçãoAfaplan, SA
FotografiaLeonardo Finotti