O projecto de remodelação e ampliação da Escola Secundaria de Mirandela traduz-se numa leitura atenta de todos os edifícios existentes,com o cuidado de que a nova volumetria necessária para cumprir o programa promova um ambiente qualificado e envolvente.Pretende-se que o espaço escolar no seu todo se estabeleça como um elemento difusor de um ambiente de aprendizagem. Propõe-se no seu miolo um novo ‘continuum’ construído – learning street –, que integre fisicamente todas as funções públicas e sociais da escola e garanta as ligações a todos os edifícios existentes de modo facilmente legível e identificável. Esta condição intersticial é contrariada pela grande transparência transversal do edifício laminar, que permite interagir com o exterior verde e construções existentes através de mangas de ligação transversais a várias cotas.
O conceito e as condicionantes do desenvolvimento do projecto conduziram a uma solução com uma forte componente de pré-fabricação em betão nos edifícios de raiz. O sistema construtivo racionaliza e concilia estrutura, infra-estrutura e climatização.
O projecto obedece a um conceito formal de regras simples e prevê um grande pragmatismo na aproximação aos recursos disponíveis no mercado, nomeadamente na utilização das tecnologias nacionais, no uso de materiais e sistemas construtivos que permitam facilidade e rapidez de execução pelo uso de tecnologia estandardizada adaptada às opções formais.
Projecto2009
ClienteParque Escolar EPE
LocalizaçãoMirandela, Portugal
Área14.814 m²
ArquitecturaCristina Guedes e Francisco Vieira de Campos
Equipa de ProjectoCristina Maximino, Neuza Talhão, Joana Miguel, Inês Ferreira, Francisco Lencastre, Pedro Costa, Inês Mesquita, Pedro Azevedo, João Fernandes, Tiago Souto e Castro
EstruturasHipólito de Sousa – SOPSEC, SA
Instalações HidráulicasDiogo Leite – SOPSEC, SA
Instalações Mecânicas e GásRaul Bessa – GET, Lda
Instalações Eléctricas e TelecomunicaçõesFernando Silva – OHM-E, Lda
Condicionamento AcústicoFilomena Macedo – SOPSEC, SA
Segurança Contra IncêndioJosé Manuel Costa – OHM-E, Lda
Paisagismoestudo prévio - Victor Beiramar Diniz
projecto de execução - Jorge Maia
FotografiaArquivo do Escritório