bar no jardim de diana e bar mirante no depósito de água

évora

++

Bar no Jardim de Diana

O jardim de Diana tem uma situação topográfica particular – é um jardim mirante contido por muros tendo como plano de fundo a linha do horizonte e a extensão da planície Alentejana.

Os enfiamentos visuais são marcados pelo traçado quadripartido dos canteiros e pelas alamedas laterais de árvores.

A noção de centralidade e interioridade é dada pelo maciço arbóreo central formado por Pimenteiros de grande porte que criam uma zona de sombra.

O projecto implanta-se, debaixo do maciço arbóreo central, aproveitando a sombra e o ambiente húmido criado pela vegetação. Deixando livre os de ambulatórios circundantes em saibro onde se poderão colocar aleatoriamente mesas e cadeiras da esplanada exterior.

A forma é abstracta para que não privilegie nenhuma direcção e não compita com os enfiamentos e traçados existentes no jardim. O projecto faz referência aos coretos e pequenos pavilhões metálicos existentes nos jardins no sec.XIX. O Pavilhão circular é simultaneamente transparente e reflexivo: a superfície exterior do vidro é um espelho e no interior pode ver-se com transparência o exterior.

O círculo é dividido em 8 partes: quatro partes fixas e quatro partes de abrir que podem rebater. No Inverno o círculo de vidro deve ser abrigo; as paredes de vidro encerram e protegem das intempéries. No Verão o círculo de vidro deve ser brisa e sombra; as paredes de vidro deslizam lateralmente – o pavilhão abre-se e desmaterializa-se.

O edifício reflecte a envolvente próxima do jardim. Espelha a natureza e transforma-se na própria matéria do jardim: como os reflexos das árvores,troncos e folhagem.

 

Bar no depósito de água em Évora

Aproveitando a estrutura de um depósito de água que se encontra na zona alta de Évora com situação insólita e particular. O edifício será reflexo do céu. Experimenta-se o efeito de estar dentro de um caleidoscópio com múltiplas vistas sobre Évora.

Projecto 2003

LocalizaçãoÉvora, Portugal

Área 60 m² - Jardim de Diana

60 m² - depósito de água de Évora

ArquitecturaFrancisco Vieira de Campos e Cristina Guedes

Equipa de ProjectoFernando Pinheiro, Maria Maltezinho, Pedro Jordão, Oscar Ribas e Ricardo Cardoso

Arranjos ExterioresJoão Gomes da Silva

ClienteCâmara Municipal de Évora

FotografiaRicardo Cardoso

+conteúdo