bairros contumil e pio XII

porto

++

Unidade e Variação

O projecto de requalificação urbana dos Bairros de Contumil e Pio XII tratam do que se pode definir como “casa pública”. Investe por isso no “prolongamento” da vida para o espaço colectivo, trabalhando de forma intencional esse limiar entre interior e exterior, entre privado e público.

Esta intervenção ganha um significado excepcional pela natureza do lugar onde se realiza, um conjunto desqualificado e degradado, bairros sociais dos anos 70. A “estratégia de desenho urbano” responde a um território difícil de grande adversidade, onde intervir no espaço colectivo implica perceber os limites entre desenho e realidade, entre criatividade e pragmatismo.

Limpando as “apropriações indevidas” do espaço comum e organizando o estacionamento, o projecto propõe uma “solução uniformizadora” de extrema economia e simplicidade, que procura resolver num “gesto só” toda a complexidade inerente à redefinição dos traçados e suas variantes. Tudo se resolve com um conjunto “tipificado” de peças de betão pré-fabricado, princípio traduzido numa ideia de unidade construtiva, funcional e poética do espaço colectivo. Mas como “peça” obrigada a adaptar-se a uma diversidade de situações, compreendendo “talude, muro de contenção, banco, guarda, escada, rampa, passeio, guia e contraguia”, tudo se joga na capacidade de “disseminar alternativas ao desenho conforme as solicitações”.

Como característica central, a “uniformização” e a “regra” dos elementos subentende necessariamente a “variação” e a “subversão” nos processos, concretizando e expandindo as possibilidades do “módulo”. Os resultados avaliam-se por isso tanto nas qualidades espaciais e ambientais propostas como no rigor e na sistematização da operação e economia de custos.

A intervenção em Contumil demonstra “não disciplinar nem desenhar demasiado”, dando aos habitantes “espaços quase cenográficos com muitas possibilidades”.

*Pedro Pacheco in Falemos de Casas: entre o Norte e o Sul, catálogo Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010

Concurso2004 (1º prémio)

Projecto2004 (Pio XII)

2004-2006 (Contumil)

Construção2006-2007 (Pio XII)

2006-2008 (Contumil)

ClienteGOP – Gestão de Obras Públicas, EM da CMP

LocalizaçãoBairro Pio XII, Porto, Portugal

Bairro de Contumil, Porto, Portugal

ÁreaBairro Pio XII 13.000 m²

Bairro de Contumil 57.000 m²  

ArquitecturaCristina Guedes e Francisco Vieira de Campos

Coordenação de ProjectoCristina Guedes

Equipa de ProjectoAna Matias, Vânia Maia, Adalgisa Lopes, Cristina Maximino, Luís Campos, Nélson Cambão, Pedro Monteiro, Cláudia Costa e Pedro Jordão

EstruturaEulália Soares – Newton-C, Lda

Instalações HidráulicasCatarina Capitão

Instalações Eléctricas, Segurança e TelecomunicaçõesRaul Serafim – AFAssociados, SA

Arruamentos, Pavimentações e SinalizaçãoGraça Azevedo e Renato Lourenço

Arranjos Exteriores e Áreas AjardinadasGuedes + de Campos, Manuel Pedro Melo

Design de ComunicaçãoFrancisco Providência

ConstrutorACA, SA

FiscalizaçãoCotefis, SA

FotografiaFernando Guerra - FG+SG

+conteúdo