barreira de contenção da estilha - porto de leixões

matosinhos

++

biombo

O projecto de reformulação da Barreira de Contentores existente no cais Sul da Doca 2 do Porto de Leixões destina-se a mitigar o impacto das operações de descarga de granéis, designadamente estilha de madeira.

A proposta prevê a reabilitação da estrutura contentores com instalação de animação gráfica.

Sobre a barreira de contentores foi construída uma segunda barreira – páravento – para contenção de poeiras, estruturada em aço e revestida a tela translúcida e aplicadas escadas.

Há na barreira idealizada com contentores recuperados, a relevância de uma dupla acção, quer na economia pela sustentabilidade dos meios (reciclados), quer na metáfora dos próprios objectos “contentores”, usados como solução técnica para a contenção da estilha no cais da sua descarga e origem de um certo efeito poético da instalação.

A invocação literária do poeta Álvaro de Campos, Engenheiro Naval (heterónimo de Fernando Pessoa), ganha mais oportunidade quanto se quis aqui valorizar simbolicamente a função portuária do cais, como plataforma de encontros internacionais fundadora de um mundo novo, em vez de a sublimar na paisagem urbana.

A intervenção gráfica do poema, em tipografia funcionalmente legível, como as indicações técnicas dos contentores e recorrendo a pictogramas negros sobre o fundo vermelho, dão uma expressão de modernidade à exportação nacional.

A presente instalação confere ainda uma interface comunicacional do Porto de Leixões com a cidade, capaz de absorver o desconforto da compatibilidade da indústria com a habitação, assim constituindo um meio de valorização da APDL, junto dos transeuntes que aqui passam de Metro.

Projecto

2010

Construção

2010-2011

Cliente

APDL – Administração dos Portos de Douro e Leixões, SA

Localização

Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Matosinhos, Portugal

Área – Volume

1.096m² – 9.009m3

Arquitectos

Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes

Equipa de Projecto

Pedro Costa, Francisco Lencastre, Inês Ferreira, Pedro Azevedo

Estruturas

Hipólito de Sousa – SOPSEC, SA

Construtor

Iberoeleva – Técnicas de Evolução, S.A

Design de Comunicação

Francisco Providência Designer

Fotografia

Luís Ferreira Alves

+conteúdo