biombo
O projecto de reformulação da Barreira de Contentores existente no cais Sul da Doca 2 do Porto de Leixões destina-se a mitigar o impacto das operações de descarga de granéis, designadamente estilha de madeira.
A proposta prevê a reabilitação da estrutura contentores com instalação de animação gráfica.
Sobre a barreira de contentores foi construída uma segunda barreira – páravento – para contenção de poeiras, estruturada em aço e revestida a tela translúcida e aplicadas escadas.
Há na barreira idealizada com contentores recuperados, a relevância de uma dupla acção, quer na economia pela sustentabilidade dos meios (reciclados), quer na metáfora dos próprios objectos “contentores”, usados como solução técnica para a contenção da estilha no cais da sua descarga e origem de um certo efeito poético da instalação.
A invocação literária do poeta Álvaro de Campos, Engenheiro Naval (heterónimo de Fernando Pessoa), ganha mais oportunidade quanto se quis aqui valorizar simbolicamente a função portuária do cais, como plataforma de encontros internacionais fundadora de um mundo novo, em vez de a sublimar na paisagem urbana.
A intervenção gráfica do poema, em tipografia funcionalmente legível, como as indicações técnicas dos contentores e recorrendo a pictogramas negros sobre o fundo vermelho, dão uma expressão de modernidade à exportação nacional.
A presente instalação confere ainda uma interface comunicacional do Porto de Leixões com a cidade, capaz de absorver o desconforto da compatibilidade da indústria com a habitação, assim constituindo um meio de valorização da APDL, junto dos transeuntes que aqui passam de Metro.
Projecto2010
Construção2010-2011
LocalizaçãoAvenida Engenheiro Duarte Pacheco, Matosinhos, Portugal
Área1.096 m²
ClienteAPDL – Administração dos Portos de Douro e Leixões, SA
ArquitecturaFrancisco Vieira de Campos e Cristina Guedes
Equipa de ProjectoPedro Costa, Francisco Lencastre, Inês Ferreira e Pedro Azevedo
EstruturasHipólito de Sousa – SOPSEC, SA
ConstrutorIberoeleva – Técnicas de Evolução, SA
Design de ComunicaçãoFrancisco Providência
FotografiaLuís Ferreira Alves